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Pouco importa o seu nicho de mercado e o tamanho da sua empresa, mas uma coisa é verdade, o seu CTR precisa aumentar, pois, se trata de uma métrica fundamental e é uma das ações mais importantes do Marketing Digital.

Trata-se do Click Through Rate, em português é a taxa de clientes, por isso é um indicador fundamental para qualquer estratégia que aplicar no seu negócio. Portanto, quanto maior alcance tiver o seu anúncio, melhores resultados irá ter no seu negócio.

O meu objetivo com este artigo é mostrar-lhe como o CTR é uma métrica importante para o seu negócio prosperar, por exemplo, ajudando a diminuir o custo do anúncio no Google Ads, melhorando o seu posicionamento e muitas outras. Agora veja como esse assunto é importante para o seu negócio.

O que é CTR?

Antes de mais, o CTR é considerado um dos indicadores de Marketing Digital mais importantes. Sendo assim, é possível saber a taxa de cliques e, na sequência, saber a retroalimentação do número de cliques e as visualizações.

Essa métrica, na prática, nada mais é do que a indicação da eficiência de uma campanha. Ao mesmo tempo, trata-se de descobrir a percentagem de visitantes que deram um clique no anúncio logo após a visualização.

É possível afirmar que o CTR é uma métrica fundamental para avaliar o desempenho dos seus anúncios, que pode ser no website, por meio do ADS, ou nas redes sociais, consoante a opção escolhida pela sua empresa.

Vale lembrar que a taxa de cliques impacta diretamente o custo das suas campanhas e também o posicionamento do seu website. Nas pesquisas orgânicas, a importância do CTR também é importante e deve ser considerada.

Como é o Cálculo do CTR?

O processo de medição do CTR é uma das alternativas mais simples que existem, para poderes entender esse conceito, e preciso prestar atenção em dois pontos: cliques e impressões. Agora vou mostrar-lhe a fórmula de calcular o seu CTR.

Imagine que um anúncio teve 20 cliques;

Já as impressões foram de 200;

Para realizar o cálculo usamos a seguinte fórmula: 20/200= 10%, ou seja, cliques divididos pelas impressões.

Agora que já sabe o que é a CTR e viu que o cálculo é simples, é necessário avançar para o próximo passo, que será possível ter uma noção mais aprofundada sobre o assunto e a importância que tem para a sua empresa.

Qual a relação entre CTR, CPM, CPC e CPA?

Agora deve ter ficado um pouco confuso, mas vou mostrar-lhe qual a relação entre o seu CTR, CPM, CPC e CPA. O primeiro é uma métrica, enquanto o segundo e terceiro, na verdade, são inerentes ao formato de campanha.

Para poderes entender melhor, é das tarefas mais fáceis, porém a explicação de cada um deles é indispensável para o entendimento do seu negócio.

CPM (Custo por Mil Impressões)

O CPM não é nada mais do que uma métrica que indica o gasto por cada mil impressões, isso indica a quantidade de vezes que o anúncio foi exibido ao público na ‘internet’.

Se escolher fazer um anúncio, onde o pagamento seja baseado em CPM, indica que o anunciante aceita pagar pela publicação do anúncio um valor pré-determinado por cada mil impressões. No entanto, só dá para atingir as mil impressões se o website tiver muito tráfego.

O principal uso desse recurso se dá em campanhas para consciencializar o público sobre algum assunto. Entretanto, também pode ser uma excelente opção para empresas de médio e grande porte, que possuem muitas visitas diárias.

CPC (Custo Por Clique)

Esse formato é muito usado para a compra de palavras-chave no Google Ads. Por outro lado, não indica que não seja interessante saber os resultados do anúncio, por isso é ideal para tráfego no seu blog.

Para empresas ainda estão em estágio inicial, dá para afirmar que se trata de uma estratégia muito mais interessante. Afinal, dá para saber os valores pagos para os cliques obtidos e permite evitar surpresas no fim do processo.

Essa métrica possibilita entender o interesse do seu público, por isso é tão indicada para os iniciantes. Entre as opções disponíveis aqui, ou seja, em comparação com o CPM, a escolha pode ser no CPC (Custo Por Clique).

CPA (Custo por Aquisição)

É necessário entender, sendo a opção mais cara, porque será necessário pagar apenas quando o objetivo final da campanha for atingido, como, por exemplo, uma venda, descarregar um produto digital, etc.

Essa estratégia é eficiente para websites que trabalham com margem de lucro reduzida. Entretanto, é de baixo risco para quem anuncia e a razão, como citado acima, é o fato de pagar só após completar a ação.

Para evitar erros, tente escolher uma alternativa que se encaixa no seu orçamento e seja eficaz, para isso é importante contar com o apoio de uma Agência especializada em campanhas ‘online’. Existem vários gestores que tentam decidir por si e depois tomam decisões que não se sustentam a longo prazo.

Quais as razões para acompanhar essa métrica?

Existem vários motivos para acompanhar o CTR, já que diversos caminhos levam à importância de ter o acompanhamento em dia. Vou citar-lhe cinco pontos importantes:

Aprimorar do Índice de Qualidade (IQ): Corresponde ao cálculo que o Google faz para melhorar o posicionamento de anúncios. Se o seu CTR for alto, a hipótese de se posicionar nos primeiros lugares e mais elevada.

Reduzir as Despesas: Um CTR alto indica que a empresa gasta menos para aparecer e receber mais cliques, o Google gosta disso. Toda essa relevância é fundamental para que a indexação da página aconteça.

Melhorar Posicionamento Orgânico: Para ter uma posição mais elevada na busca orgânica, e importante que continue a apostar na estratégia de SEO. Isso, não impede que também use campanhas pagas e obtenha um CTR alto.

Dar visibilidade Orgânica nas Redes Sociais: Utilizar o potencial de cada rede social é importante e traz engajamento para a empresa. O CTR elevado indica que as pessoas clicam nos lugares corretos.

Aumento da Taxa de Conversão: O acompanhamento da taxa de cliques é crucial para atingir e manter um alto nível. Quanto mais elevado estiver, a tendência é que a sua taxa de conversão aumente.

Agora que já conhece os cinco pontos para acompanhar o seu CTR, ainda tem mais duas perguntas para serem respondidas. Procure encontrar a resposta ideal para obter a taxa de clique sempre em seu favor.

Alto ou Baixo: Como Saber se o CTR está Alto?

Quanto mais alto for o CTR, na verdade, significa que o seu negócio terá mais benefícios. Por outro lado, é necessário afirmar que, na média, uma taxa de cliques de 3% já é considerada boa.

É fundamental considerar a experiência com anúncios, o nicho de mercado e os concorrentes. Até conseguir chegar a uma decisão final para saber se o seu CTR é bom ou não, preste muita atenção em todas essas questões.

Pense que o CTR de uma empresa é de 5%, mas os concorrentes conseguem 10%, a indicação não é nada boa. Na hora de analisar, pense nos modelos de campanhas e entenda o potencial de alcance de cada um deles.

Alto ou Baixo: Como Saber se o CTR está Alto?

Quanto mais alto for o CTR, na verdade, significa que o seu negócio terá mais benefícios. Por outro lado, é necessário afirmar que, na média, uma taxa de cliques de 3% já é considerada boa.

É fundamental considerar a experiência com anúncios, o nicho de mercado e os concorrentes. Até conseguir chegar a uma decisão final para saber se o seu CTR é bom ou não, preste muita atenção em todas essas questões.

Pense que o CTR de uma empresa é de 5%, mas os concorrentes conseguem 10%, a indicação não é nada boa. Na hora de analisar, pense nos modelos de campanhas e entenda o potencial de alcance de cada um deles.

7 Dicas para Aumentar o CTR dos Anúncios e das Palavras-chave

Existem algumas dicas cruciais para aumentar o seu CTR, por meio delas fica mais simples de melhorar o alcance do anúncio. Desse modo, é necessário conhecer a importância que possuem para o seu negócio.

Escolha uma Boa Palavra-chave Principal: Dentro de um anúncio, a melhor opção é inserir naturalmente no seu texto. A proposta é que a experiência do utilizador fique melhor ainda.

Opte por uma URL Amigável: Capriche na escolha e deixe parecida com o anúncio, pois muitos utilizadores prestam muita atenção nisso.

Negative os Termos não Interessantes: É primordial evitar o uso das palavras que não são boas, pois é dinheiro gasto sem ser preciso. Nesse sentido, crie uma lista e evite o uso, já que não trará resultados.

Use em Datas Especiais: Dependendo do seu nicho de mercado, use as datas sazonais para criar campanhas para a sua empresa.

Capriche na sua Chamada Para Ação: O CTA é uma ação essencial para ter mais na sua landing page ou outra página que a gestão prefira. Para esse fim, use palavras como “inscreva-se agora”, “entre em contacto”, “invista mais em si”.

Utilize as Extensões de Anúncio: Dentro do Ads, sendo a plataforma de anúncios mais comuns, existem muitas extensões para usar. Por meio delas, reserve um espaço para incluir os seus dados de contactos.

Crie uma Tática Eficiente: Teste e crie uma estratégia eficaz, replique nas outras campanhas para melhorá-las.

 

Se a sua empresa tiver essas atitudes, a tendência natural é conseguir um alcance maior ainda. Posteriormente, o ideal é apenas entender os pontos fortes e fracos, melhorar o segundo e fortalecer o primeiro.

Acha muito complicado aumentar o CTR da sua página? Agende uma reunião connosco e tenha todos os detalhes para colocar em prática o que foi ensinado aqui, sem contar outras estratégias eficientes para o seu negócio.

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